Dicas de como cuidar dos cabelos no inverno

outubro 12, 2015


No inverno, os cabelos precisam de cuidados diferentes devido à queda de temperatura. Neste período, os banhos mais quentes e a alta temperatura da água se tornam rivais de cabelos sedosos e hidratados. Isso faz com que o óleo do couro cabeludo, que tem a função de proteção natural e lubrificação dos fios, seja perdido. Com a retirada deste óleo natural, o cabelo poder ficar com um aspecto ressecado, quebradiço e com pontas duplas. Em alguns casos, o organismo entende que é preciso repor essa ausência de oleosidade e, por isso, os cabelos podem ficar com aquele aspecto engordurado. Assim como no verão, os cabelos precisam de uma atenção especial quando o frio chega, e as principais dicas de cuidados com o cabelo no inverno são bem simples:

Hidratação: utilizar shampoo e condicionador adequados para seu tipo de cabelo e fazer hidratação é a melhor opção para manter os fios saudáveis no inverno. Primeiramente é preciso fazer uma limpeza profunda dos fios e retirar todas as impurezas.

Água morna: a água quente é um dos principais inimigos do cabelo no inverno. Desidrata os fios, aumenta a queda e provoca descamação do couro cabeludo que pode ser confundida com caspa. Por isso, evite ao máximo água quente nos fios, utilize sempre água morna.

Secador: o uso do secador deve ser feito corretamente, pois o ar quente nos fios provoca o enfraquecimento. Para que isso não ocorra, antes de secar o cabelo aplique um protetor térmico ou reparador de pontas para proteger os fios.

Dormir com cabelos molhados: devido à umidade, o fio se torna fraco e quebradiço. Por isso, não é recomendado dormir com o cabelo molhado. Evite também usar chapéus, boinas, lenços e gorros em excesso, pois aumentam ainda mais a oleosidade do cabelo e podem provocar o surgimento de fungos e bactérias no couro cabeludo.

Queda dos cabelos: a queda dos cabelos pode ser sazonal e o inverno é a estação mais propícia para isso. A menor incidência de luminosidade associada às temperaturas cada vez mais baixas causa uma queda de cabelos mais acentuada do que em outras épocas do ano, já que os fios demoram de três a quatro dias para secarem completamente. A solução para esse problema é manter os folículos capilares sempre limpos e secos.

You Might Also Like

2 comentários

  1. E sem falar que cabelos molhados com liga amarrando não é nada bom, além de quebrar o cabelo quando amarrado muito forte e o cabelo abafado cria ate mal cheiro se no verão fica ruim e imagina no inverno

    ResponderExcluir

Like us on Facebook

Pinterest