Como fazer Root no celular Android

maio 09, 2015


Root é um termo em inglês, que em português significa “raiz” “origem”, “fonte”, “essência”, “base”. Ao realizar o Root você terá acesso irrestrito aos arquivos e processos do sistema operacional Linux ou qualquer sistema baseado em Unix, como o Android.

Quais as vantagens? Ao realizar o Root em seu dispositivo você se tornará um superusuário o administrador do sistema. Podendo obter acesso ao sistema do Android que antes eram inacessíveis para um usuário comum. Com ele é possível fazer alterações no sistema operacional que antes eram impossíveis, como alterar consumo de bateria, modificar o clock do processador, apagar aplicativos que antes eram fixos no sistema, como os bloatwares embutidos no sistema pela fabricante, ou os apps pre-instalados pela operadora, instalar ROMs alternativas que trazem funções e aparência diferentes ao sistema, além de usar aplicativos exclusivos para aparelhos rootados.

Android com root tem a possibilidade de fazer backup e rastreamento do sistema, realizar o overclocking do processador - o que faz com que o hardware do aparelho dê o máximo de sua potência -, além de instalar versões mais recentes do Android que não foram liberadas oficialmente.

Quais as desvantagens? Sem a "trava de segurança" do Android já que com o root ele fica "aberto", seu aparelho fica muito mais vulnerável a ataques de malwares e vírus, além de existir a chance de o usuário excluir ou modificar algum arquivo essencial por acidente e acabar tornando seu smartphone inutilizável para sempre. Com a execução de root mal feito você perderá a garantia do seu aparelho pois os fabricantes não cobrem a garantia por root mal feitos.

Como fazer o root? Antes de fazer o root no seu Smartphone faça um backup completo de todos os dados do seu aparelho, para o caso de algum problema acontecer durante o processo.

Quando eu resolvi fazer pela primeira vez o root no meu Smartphone eu pesquisei muito e escolhi fazer pelo software Kingo Android Root. Lembrando que existe outros métodos alternativos para realizar o Root.


Depois de ter feito o Backup no seu aparelho e de ter baixado e instalado o King Android Root, ative o modo de Depuração USB em seu aparelho. Dependendo da versão do Android do seu aparelho você terá que seguir "caminhos" diferentes para ativar a "Depuração USB".

Para Android 2.3 e versões inferiores: Vá em “Configurações > Aplicações > Desenvolvimento“. Após isso ative o modo de “Depuração USB“

Para Android 4.0 e versões superiores: Vá em “Configurações > Opções do Desenvolvedor“. Em alguns casos caso a opção do modo de depuração não aparecer, pode ser que ela esteja oculta. Será necessário ir em “Configurações > Sobre o Telefone” e apertar sete vezes a opção do “Número da versão“ Após isso uma mensagem aparecerá mostrando que você realizou a tarefa com sucesso.

1. Ative o modo de Depuração USB.
2. Abra o “Kingo Android Root” e logo em seguida conecte o seu aparelho ao computador pelo USB.
3.No programa, clique no botão “Root” e espere o software reconhecer o seu aparelho, baixar os drivers e iniciar o procedimento automaticamente. 

Observação: Algumas vezes o Kingo Android Root pedirá para o usuário realizar alguns procedimentos, mas normalmente o programa faz todo o trabalho.

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Pinterest