Como proteger os cabelos no verão

janeiro 08, 2016

Às vezes quando estamos na praia sentimos o nosso cabelo mais ressecado, com um aspecto e toque que não é comum no nosso dia a dia com a exposição ao sol aliada aos metais que contém a água do mar, oxida a cor do fio e danifica sua estrutura e pensando nisso a Avora Cosméticos criou  um guia completo para você cuidar do cabelo e proteger os fios dos perigos dessa estação.


A estação mais quente do ano também é a mais perigosa para os cabelos e pode ter um efeito destrutivo: o sol desgasta os fios, o vento os embaraça e o mar intensifica o ressecamento. Mas mesmo assim, é possível proteger os fios, reverter e solucionar esses problemas, seja em casa ou no salão.

Efeito do sol no cabelo

Efeito: não só para a pele, o sol traz uma série de riscos também para o cabelo. O clareamento dos fios devido à exposição ao sol não é um efeito positivo. Quando isso ocorre, significa que o cabelo oxidou de forma acelerada, perdeu parte de sua camada protetora e está fragilizado.

Como resolver: somente devolvendo as proteínas e água perdidas pelo fio e recuperando sua estrutura por meio da hidratação. Em casos mais extremos, é indicada a cauterização. Quanto maiores os danos, maiores devem ser os cuidados. 

Como evitar: prepare os fios para encarar os raios solares.

Para evitar fios ressecados, proteja-se diariamente antes de se expor ao sol com produtos que contenham proteção UV. Assim como na pele, o produto deve ser reaplicado após certo intervalo de tempo ou após entrar no mar para continuar protegendo o fio. O cuidado não deve se restringir apenas aos dias ensolarados, mas deve fazer parte da sua rotina. 

Efeito do mar/piscina

Efeito: o verdadeiro culpado por ressecar os cabelos é o sal, ele abre as cutículas capilares e retira a hidratação natural do fio, deixando-o ressecado.A água é a responsável por dar flexibilidade e brilho ao cabelo, quando ela é absorvida pelo sal o fio se torna áspero e quebradiço, por isso, alguns cuidados são indispensáveis antes e depois de entrar no mar e piscina.

Como evitar: o primeiro passo é adotar produtos especiais para o verão, que contenham fortes ativos nutritivos. Os shampoos antirresíduos devem ser aplicados quinzenalmente para retirar o excesso de sal e cloro, proporcionando uma limpeza profunda. Os produtos diários devem reforçar a hidratação e possuir ativos antioxidantes. Use e abuse dos óleos.

Ao sair do mar: ao sair do mar ou piscina lave os fios com água doce.

Produtos que facilitam na hora de pentear devem ser os seus melhores amigos, não abra mão dos leave-ins e cremes.

Leave-ins, produtos à base de queratina e termoativos devem fazer parte da sua rotina capilar. Use e abuse dos óleos assim como dos lenços, chapéus e bonés. O óleo de argan é super-hidratante e tem o poder de deixar os fios incríveis: gotas do ativo no fio molhado ou úmido, fazem a diferença.

Depois de uma temporada intensa de exposição aos perigos do verão, para reverter o ressecamento, faça hidratações semanais. Invista na queratina! Ter fios bonitos é um exercício diário, a palavra chave é proteção e muita dedicação.

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images