Diferença entre alimentos refinados e integrais

abril 17, 2014

Você sabe diferenciar um alimento refinado do integral? Qual é o melhor? O alimento refinado é todo aquele que no processo de industrialização sofre alterações na sua estrutura, através da retirada de algumas partes do grão, como a película e o germe. O alimento integral é quando não ocorre esse processo, ou seja, o grão permanece íntegro, sem provocar nenhuma perda na sua estrutura, permitindo a preservação de todos os nutrientes contidos no alimento como as vitaminas, minerais e fibras.


A quantidade de calorias em ambos os alimentos é semelhante, mas há uma grande diferença nas propriedades nutricionais de cada um deles, os integrais possuem vitaminas do complexo B, fósforo, ferro e grande quantidade de fibras, que previnem a constipação intestinal, o câncer do cólon, o excesso de colesterol e do açúcar no sangue, obesidade, contribui para a saciedade, além de auxiliar no tratamento do diabetes.

As fibras possuem efeito benéfico em particular para os diabéticos, devido a liberação mais lenta da glicose, o que favorece um melhor controle do nível de açúcar no sangue. Fora isso, as fibras dão maior sensação de saciedade - ocorre devido a absorção de aguá e a formação de gel no estômago, aumentando o tempo de permanência do alimento neste órgão e fazem a pessoa comer menos, consequentemente na perda de peso. 

São exemplos de alimentos integrais: arroz, farinhas integrais ( aveia, trigo, centeio, cevada etc ) e os produtos elaborados como as farinhas integrais, como o macarrão, pão, biscoito, torrada, entre outros. Vale lembrar que é necessário beber no mínimo 2 litros de água por dia, quando houver o aumento do consumo de alimentos integrais.

O valor nutricional do integral é maior porque, durante o processo de refinamento dos alimentos, grande parte dos nutrientes é perdida - principalmente no caso do farelo e do gérmen (trigo), que são retirados nesse procedimento. Por isso, uma alimentação com integrais é muito mais saudável e nutritiva do que uma alimentação com refinados.

É importante ressaltar que para que esses benefícios sejam mais eficientes, torna-se necessário a associação de uma alimentação saudável e equilibrada, a ingestão adequada de água e a prática de atividade física.

Tenha o hábito de incluir na sua alimentação diária os alimentos integrais, assim estará contribuindo para a promoção da sua saúde e a prevenção de doenças. 

Para ver dica de receita que deixa o arroz integral mais saboroso e para ver outras receitas clique aqui.

Fuii *----*

You Might Also Like

1 comentários

Like us on Facebook

Flickr Images